top of page

Qual a importância da luta antimanicomial?

  • Foto do escritor: Daniel Barboza Salvador
    Daniel Barboza Salvador
  • 14 de mai.
  • 2 min de leitura

Até 2001, se você tivesse uma questão psíquica, você poderia ser internado em condições, muitas vezes, desumanas - não importava o nível de gravidade ou o tipo de transtorno. 


Há 24 anos era promulgada a Lei 10.216, também conhecida como Lei da Reforma Psiquiátrica, que determinou o fim dos manicômios e sanatórios no país. Talvez você já tenha lido ou escutado falar sobre a luta antimanicomial, mas não tenha entendido o motivo por trás desta pauta levantada principalmente por médicos, psicólogos e assistentes sociais. Explico para você em dois minutos.


Luta antimanicomial e os avanços nos transtornos e tratamento


Falar sobre a luta antimanicomial é tratar a saúde mental com mais humanidade. Se hoje você sabe que a saúde mental é parte fundamental para sua saúde física e que precisa ser tratada com seriedade pelos setores públicos e privados, esse avanço passa pela luta antimanicomial. 


Após o início da Reforma Psiquiátrica no Brasil, o Conselho Nacional de Justiça (CNJ) foi o responsável por encerrar de forma gradual os sanatórios e manicômios. Após esse fechamento, os trabalhadores da área da saúde, em especial os que atuam com a psique humana, foram obrigados a tratar cada caso como um caso - como deve acontecer. 


Cada pessoa carrega consigo singularidades para serem assistidas de forma individual e com a finalidade de gerar qualidade de vida para esse indivíduo. Entendemos que saúde não é ausência de doença: ainda em 1946, a Organização Mundial da Saúde (OMS) definiu saúde como um estado de completo bem-estar físico, mental e social. 


Hoje a internação do paciente acontece somente se o tratamento fora do hospital se mostrar ineficaz, levando ao aprimoramento dos critérios e dos avanços nos diagnósticos dos transtornos. 


Avaliação Neuropsicológica


Avaliação Neuropsicológica

Um dos avanços possíveis foi o desenvolvimento da Avaliação Neuropsicológica: um exame realizado por um(a) psicólogo(a) especialista em neuropsicologia, com o objetivo de investigar e descrever o perfil cognitivo do(a) paciente. Esse processo avalia possíveis alterações cognitivas associadas às desordens neuropsicológicas e outros transtornos, auxiliando no diagnóstico e no planejamento terapêutico. 


A Avaliação Neuropsicológica é o cuidado e atenção individual na prática! Convido você a entender melhor sobre a importância da avaliação neuropsicológica clicando aqui.


Gostou de entender mais sobre a importância da luta antimanicomial? Compartilhe o texto com quem gostaria de conferir também. E se quiser entender como funciona o processo da Avaliação Psicológica, marque uma consulta, ficarei feliz em apresentá-la. 





コメント


CLÍNICA DE SAÚDE AMATUS LTDA

CNPJ 45.892.299/0001-74

Av. Francisco Glicério, 1867, Sala 81, Vila Itapura. Campinas-SP.

Daniel B Salvador - CRP 6/120503

(19) 99686-3496

©2023 por Clínica de Saúde Amatus LTDA.

bottom of page