O que é Avaliação Neuropsicológica
- Daniel Barboza Salvador
- 4 de mai. de 2022
- 2 min de leitura
Atualizado: 29 de nov. de 2023
A Avaliação Neuropsicológica (ANP) é um exame que tem como objetivo medir e descrever o perfil de desempenho cognitivo da pessoa, para identificar ou apresentar suspeitas de alterações de origem neurológica, psiquiátrica ou outros transtornos.
O profissional que realiza este tipo de exame é o psicólogo, que tenha especialização em neuropsicologia. E os profissionais que mais se beneficiam são os médicos psiquiatras, neuropediatras, pediatras, neurologias, além de psicólogos, fonoaudiólogos, terapeutas ocupacionais, professores e psicopedagogos. Para fazer a avaliação não é exigido um encaminhamento, mas ter um profissional que continuará o tratamento é fundamental. Se não tiver, não se preocupe que a avalição irá direcionar para a terapia mais adequada.
Para esta avaliação, utiliza-se instrumentos padronizados, como os testes psicológicos, reconhecidos pelo Conselho Federal de Psicologia (CFP) e de técnicas comprovadas cientificamente. O resultado é padronizado, objetivo e auxilia no diagnóstico e no acompanhamento do tratamento em saúde mental.

Os testes psicológicos mais utilizados são: WAIS-III (teste de inteligência e outras habilidades para adulto), WISC-IV (teste de inteligência para crianças e adolescentes), SON-R (teste de inteligência para crianças entre 2 anos e 6 meses a 7 anos), Bayley-III (avaliação do desenvolvimento de bebês até 3 anos), testes de atenção como TAVIS ou BPA, testes de memória como o Figuras Complexas de Rey (FCR), Five Digit Test (FDT) para avaliar as funções executivas, e muito mais. Para cada idade e objetivo da avaliação será usado uma bateria de testes. Em média, pode ser usado de 10 a 15 testes psicológicos, para identificar bem o perfil neuropsicológico e apresentar a melhor conduta terapêutica.
Por isso a Avaliação Neuropsicológica consegue avaliar o desempenho da atenção, da memória, das funções executivas, da inteligência, a personalidade, o estado de humor, as habilidades de cognição social, habilidades motoras e de linguagem, entre outras.
Auxilia no diagnóstico de TEA (autismo), TDAH, depressão, transtorno de conduta, atraso do desenvolvimento, deficiência intelectual, transtornos de aprendizagem, transtornos de personalidade, Alzheimer, demências, prejuízos devido a sequelas neurológicas, entre outros.
Se quiser saber mais, ou se está precisando de uma Avaliação Neuropsicológica, venha conversar comigo. Vou responder todas as suas dúvidas.
Daniel Salvador
Psicólogo e neuropsicólogo
CRP 6/120503
Comments