O que cada sonho significa?
- Daniel Barboza Salvador
- 22 de set.
- 2 min de leitura
Se você já pesquisou no Google qual era o significado do seu sonho, esse texto curtinho é para você.
Nesses mais de 10 anos de experiência, já tive pacientes e amigos curiosos sobre os significados dos seus sonhos mais malucos. E a verdade é que sim, sonhos tem significados…mas não pré-determinados, como uma receita de bolo.
Se você sonha com um bolo de aniversário e eu também, os bolos serão diferentes, assim como os contextos, as pessoas presentes, o meu sentimento para com essas pessoas, com o bolo, etc.
As evidências científicas apontam que os sonhos são experiências do nosso subconsciente. Eles trazem mensagens internas que merecem ser ouvidas com atenção, mas o significado de um sonho é pessoal, contextual e único.
Quem já fez terapia e trouxe um sonho para a sessão, sabe: é comum o terapeuta sugerir que você anote seus sonhos. Isso não é à toa. Registrar detalhes ajuda a refletir, quando acordado, sobre os sinais que seu inconsciente está tentando enviar.
Darei um exemplo: Certa vez, uma amiga contou que sonhou com uma casa de areia caindo em cima da sua avó, uma pessoa que ela ama muito.

De acordo com evidências científicas, o que isso significa? Pode ser medo da perda, do abandono, mas não posso dizer com exatidão sem acompanhar e entender o que se passa no contexto atual dessa minha amiga.
Nós psicólogos e psicólogas podemos sim ajudar você a desvendar o seu sonho: mas isso demanda acompanhamento e confiança no processo terapêutico.
Então, da próxima vez que um sonho te intrigar, faça o seguinte: anote no bloco de notas do seu celular ou numa folha de papel e leve para o seu terapeuta. Muito provavelmente ele vai agradecer e, juntos, vocês poderão descobrir o que esse sonho diz sobre você.
Mais do que buscar significados prontos para cada sonho, procure entender o que o seu sonho diz sobre quem você é.






Comentários